domingo, 6 de maio de 2012

Atividade 3 - Complexidade da Geodiversidade



Reflexão: Ao consultarmos várias referências bibliográficas, facilmente detetamos que o termo Geodiversidade é complexo e pluridisciplinar. Nas primeiras definições que surgiram o termo restringia-se a aspetos relacionados com a natureza abiótica. Mais tarde, a natureza biótica e o Homem foram também integrados nas definições.
Stanley (2002) chega a afirmar que “biodiversity is part of geodiversity”. Realmente, a Geodiversidade é a base para todos seres vivos que habitam no nosso planeta. O solo é um exemplo perfeito da relação entre a Biodiversidade e a Geodiversidade, assim como os ilhéus que albergam fauna e flora, permitindo a nidificação de diversas espécies de aves marinhas.

Imagem: Ilhéu da Vila (Santa Maria) - Único local de nidificação da espécie Bulweria bulwerii (alma-negra) nos Açores.
Paulo Henrique Silva - siaram.azores.gov.pt

A vida do Homem depende tanto da Biodiversidade como da Geodiversidade, desde os primórdios da sua existência. A caça, a pesca e os abrigos permitiram ao homem sobreviver em interação com a natureza.
Por mais tecnologias que continuaremos a descobrir vamos sempre precisar da Biodiversidade e da Geodiversidade. São o suporte para a nossa vida na terra. Daí, terem surgido termos como Geoconservação e Património Geológico, no sentido de valorizarmos e conservarmos os alicerces da condição humana, abrindo horizontes para todos os valores da geodiversidade, para além do valor funcional de caratér utilitário e económico.
Atualmente, a meu ver, o Homem está cada vez mais consciente da importância do desenvolvimento de uma relação harmoniosa com o meio natural. Uma forma de percecionarmos este facto é através da complexidade e pluridisciplinaridade do termo “Geodiversidade”, que associa uma variedade de processos interativos.


Imagem: Aspetos interativos da geodiversidade
Silva, 2008.

Referências Bibliográficas:
- Documentos cedidos na Plataforma Moodle, no âmbito da UC de Biodiversidade, Geodiversidade e Conservação.
- Simic, S. et al (2010). Geodiversity and Geoheritage – New approach of the interpretation of the terms. Belgrade, Serbia: Institute for Nature Conservation of Serbia. 2University of Belgrade-Faculty of Geography.


Sem comentários:

Enviar um comentário